terça-feira, 31 de março de 2009

PROJETO CROQUI - A EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ATRAVESSAR O ESPELHO





A aderência ao corpo mais evidente é certamente a roupa: embalagem que vela e desvela, simula e dissimula. Fisicamente autônoma, ela é, entretanto, intimamente ligada ao corpo do qual recebe odores e calor e ao qual oferece um estatuto. O tecido cortado ou drapeado torna-se imagem no momento em que é vestido. Não é por acaso que as revistas de moda vendem as roupas em manequins e não simplesmente desenhadas ou fotografadas. Na sua variedade, a roupa decide o que mostrar ou esconder e fixa, simbolicamente, certas partes anatômicas. O corpo é protegido por estas camadas intermediárias entre ele e o mundo, carapaça maleável que o solidifica e amortece o choque das agressões. (VILLAÇA, 2007, pág. 142)


O Projeto Croqui caminha nesse sentido de revelar o desenho e o estudo da roupa na própria roupa. O que seria pensado no papel está apontado na própria peça. Daí a relação com o espelho que remete a várias metáforas, tanto em histórias, na moda, quanto na arte e na própria vida.

Partindo desse princípio o Projeto Croqui consiste na criação de algumas peças inspiradas em seu próprio raciocínio de criação, esboço da idéia, croquis e trajetória dessa coleção como cores, aplicações etc. Apresentará essa idéia através de riscos, desenhos feitos a mão na própria peça a ser criada.

O olhar e a interpretação serão definidos somente na presença da roupa, cada detalhe tem uma informação a ser seguida, é o esboço da roupa inserido nela mesma, um espelho de criação, o espelho do traço.



Um comentário:

  1. Nesse seu trabalho deixa bem à mostra todo o processo de criação e feitura, além de dar identidade, dá vida, vida do criador, com seus passos e pensamentos, explicitados e concretizados na matéria roupa. Eu amei!

    ResponderExcluir

Deixem aqui suas sugestões, críticas e pedidos!!! Seja um devoto também do Mercado da Salvação...Abraços DaniBrito